Criar evento assíncrono (e-learning)
António Lobo Antunes avatar
Escrito por António Lobo Antunes
Atualizado há mais de uma semana

A plataforma UpHill Events possibilita a inscrição e o acesso a eventos assíncronos, emissão automática de certificados e o envio questionários após a conclusão do mesmo.

Os eventos assíncronos podem ser webinars em diferido ou cursos e-learning.

O acesso ao curso é feito a partir da página do evento. Um evento que contém pelo menos um curso online terá a seguinte informação no topo da página:

Após inscrição, um novo botão aparece para facilitar o direcionamento do utilizador à zona das atividades, no rodapé da página do evento:

Na zona das atividades, o participante verá as atividades disponíveis e terá o botão Resolver curso disponível que lhe permite o acesso ao mesmo. Após a conclusão, o participante será redirecionado de volta à página do evento e o botão terá forma de Refazer curso:

NOTA: Apenas os participantes inscritos na atividade e dentro do período de acesso ao curso terão o botão Resolver curso visível.

1. Criar e adicionar um curso online

Antes de criar um evento com um ou vários cursos online, os cursos devem ser adicionados previamente pelo serviço de suporte da UpHill.
Para saber que tipo de conteúdo pode ou não ter um curso assíncrono, sugerimos a leitura do nosso artigo Cursos assíncronos - formatos compatíveis 😉

Um curso é introduzido como uma atividade, no segundo passo, partir do botão "Adicionar Curso UpSim", disponível apenas para as instituições que requisitaram esta funcionalidade.

Um evento pode, portanto, ser composto por um ou vários cursos online.

2. Selecionar o curso

Após a introdução do curso pela equipa da UpHill, este estará disponível na lista de cursos para ser selecionado:

3. Definir datas

É possível controlar a acessibilidade à atividade-curso através das datas. Como nas atividades presenciais, as datas de um curso online são balizadas pelas datas do evento geral.
Caso a disponibilidade do curso não é especifica e é a mesma que a duração do evento geral, selecione a opção "Este curso não dispõe de prazo de ínicio e fim":

Nota: caso decide prolongar a data do fim do evento geral, será preciso prolongar também a data de fim da atividade-curso, para prolongar a sua acessibilidade.

4. Curso sem registo

Como na atividade presencial, é possível escolher se a inscrição na atividade-curso está incluída na inscrição do evento geral.
Caso a inscrição no evento inclui a inscrição no curso online, selecione a opção "Curso sem registo":

5. Obrigatoriedade para a conclusão e certificação do evento

Após a realização do curso, o participante será redirecionado para a página do evento e terá o check-in na atividade do evento. Este check-in, contudo, não é suficiente para emitir um certificado.

  • Se o evento é composto apenas por um curso online cuja conclusão dá direito a um certificado, selecione a opção "Este curso é obrigatório para a conclusão e certificação do evento". Desta forma, o check-in na atividade fará automaticamente o check-in no evento e o certificado será emitido.

  • Se o evento é composto por mais do que um curso online cuja conclusão de todos os cursos é necessária para emissão do certificado, selecione a opção "Este curso é obrigatório para a conclusão e certificação do evento" para cada atividade. Desta forma, apenas os participantes que terão concluído todos os cursos terão o check-in no evento e o seu certificado emitido.

Salvo algumas exceções, a configuração típica de uma atividade-curso terá a seguinte forma:

6. Criar questionário

Na UpHill Events, é possível enviar um questionário a um participante após a conclusão de um curso assíncrono. A configuração do questionário terá a seguinte forma:

  • Selecionar a opção de criar um questionário para uma das atividades:

  • Envio automático e após check-in no evento/atividade:

  • Divulgação do questionário: como é habitual, após a criação do questionário, é necessário ativar a sua divulgação para ser enviado automaticamente.

Para mais informações ou dúvidas contacte o serviço de suporte da UpHill. 🤗

Obrigada!

Isto respondeu à sua pergunta?