Gerir Vendas

Neste artigo saiba como pode gerir as suas vendas

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Escrito por António Lobo Antunes
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo:

Pode gerir as vendas da sua instituição a partir da secção "Vendas" na sua barra de administração.

O acesso é restrito para certos níveis de administradores.

O que é uma venda? 

Uma inscrição não gratuita cria uma venda no Events, sendo assim um registo de uma transação por fazer, na sequência de uma inscrição com pagamento.

É na página das Vendas que os administradores podem verificar os pagamentos das inscrições do participantes e alterar os dados de faturação.
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Uma venda pode ter dois estados: 

  • A venda foi criada mas o pagamento está pendente ⚠️

    • A organização pode ainda aplicar reduções no preço, aplicar cupões, editar o método de pagamento e os dados de faturação; 

    • A organização poderá emitir uma fatura ou reembolsar o pagamento efetuado.

A ordem das vendas é sempre da mais recente para a mais antiga.

Contudo, pode filtrar vendas em função do método de pagamento ou procurar uma venda a partir do seu número ou nome, número de CC ou e-mail do participante.
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Detalhes de uma venda

Para visualizar os detalhes de uma venda, clique em Detalhes:

Quando o pagamento da venda está pendente, a partir dos detalhes pode:

Alterar as informações de faturação:

  • Na secção "Dados do Cliente", clique no ícone editar para alterar os dados de faturação da venda;

Alterar método de pagamento:

  • Na secção "Métodos de Pagamento", clique no ícone editar para alterar o método de pagamento da venda;

Aplicar cupão de desconto:

  • Pode aplicar apenas cupões de 100% dentro da venda

  • Para cupões com valores inferiores a esse valor deverá ser o participante aquando do pagamento da inscrição

Alterar preços da inscrição:

  • Na secção "Items da Venda", clique no ícone editar para alterar os preços da inscrição do evento e das atividades.

  • A edição do preço irá atualizar o método de pagamento e a respetiva referência para o pagamento;

    NOTA: O participante irá receber, automaticamente, as novas referências (caso seja escolhido o método de pagamento Multibanco)

     

Emitir fatura:

  • Se a integração com o software de faturação Moloni estiver ativa, a emissão da fatura é automática mas pode voltar a enviar a fatura ao participante ao carregar no botão Emitir fatura.

Quando o pagamento foi efetuado, a partir dos detalhes pode:

Alterar as informações de faturação:

  1. Antes de editar os dados de cliente tem que emitir uma nota de crédito

  2. Na secção "Dados do Cliente", clique no ícone editar para alterar os dados de faturação da venda;

  3. Altere os dados de faturação

  4. Emita uma nova fatura com os novos dados atualizados

Fazer devolução de dinheiro manual:

  • Na parte inferior da página, carregue no botão "Devolução de dinheiro"

  • Uma nota de crédito será emitida - valor a declarar

  • A devolução efetiva do dinheiro terá de ser feita manualmente pelo departamento financeiro da instituição

Fazer devolução de dinheiro automática, só é válida para pagamentos por cartão de crédito

  • Na parte inferior da página, carregue no botão "Devolução de dinheiro" para devolver um montante para o participante - o valor da inscrição será reembolsado automaticamente


    NOTA: Não pode fazer duas devoluções numa mesma venda.

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