UpHill Simulate - Glossário
António Lobo Antunes avatar
Escrito por António Lobo Antunes
Atualizado há mais de uma semana

Curso: 

Conjunto composto por um ou mais “Caso” (ver em baixo) e recurso(s) formativo(s) (e.g. PDF, vídeo, imagem) desenvolvidos em torno de um diagnóstico e dos respetivos objetivos de aprendizagem.

Caso, Perfil Clínico ou Caso Clínico:

Vinheta clínica, fictícia e/ou anonimizada, com respetiva informação clínica (registos, exame objetivo e seus resultados, anamnese e história clínica, exames e seus resultados, monitorizações e seus resultados, terapêuticas, etc.) que compõem a base para a realização de uma simulação de alta fidelidade.

Clinical Pathway: 

Protocolo de atuação clínica que representa o fluxo de ações de um profissional de saúde no diagnóstico, estadiamento, tratamento ou prognóstico de uma doença, de acordo com a melhor evidência conhecida pela equipa que o desenvolve.

Plano Esperado de Ações:

Lista de ações que são esperadas serem realizadas, com base na melhor evidência científica disponível, em respeito ao “Caso”, assim como as suas descrições e referências bibliográficas de fundamentação.
​ 

Simulação:

Conjunto de ações tomadas pelo “Utilizador Final” (registos, requisições, prescrições, etc.) quando confrontado com a informação do “Caso”.

Feedback ou Resultados: 

Lista de recomendações apresentadas ao “Utilizador Final” que resultam da comparação dos elementos do “Plano esperado de ações” com as ações realizadas da “Simulação”.

Isto respondeu à sua pergunta?