Neste artigo vamos detalhar os passos que um orador convidado para um webinar da Livestorm deve seguir para aceder à sala do webinar e também as preparações que deve fazer para assegurar a melhor experiência durante a sessão.

Como aceder à sala do webinar

Os oradores são convidados manualmente pela organização enquanto oradores do webinar. Recebem antecipadamente um email, horas antes do começo, cujo sujeito é o seguinte:

Nota: caso não tenha recebido, procure em todas as suas caixas de correio do seu email, incluindo o indesejado ou contacte a organização.

No corpo do email, há um botão que permite aceder à sala do webinar antes do seu começo:

Nota: com a Livestorm, não é preciso descarregar nenhuma aplicação. Baste ter acesso à Internet.

A sala do webinar:

A sala do webinar está divida em duas partes:

  • O palco: onde os oradores e as apresentações aparecem para o público. Só é possível ouvir e visualizar quem está no palco.

  • Barra lateral: onde os participantes podem escrever no chat, fazer perguntas para os oradores e responder às sondagens publicadas pela organização;

Contrariamente ao participante comum, os oradores podem aceder ao palco a partir do botão Ir ao Palco:

Aceder ao palco:

Antes de entrar no palco, a plataforma pede para configurar a nossa câmara e o audio. Podemos seleccionar a fonte que quisermos, ou seja, a câmara e também o microfone que queremos utilizar:

Nota: o acesso da plataforma ao audio e video do computador deve ser permitido:

É também oportuno testar a ligação que temos antes do começo do webinar. A Livestorm dispõe de uma página para testar a conectividade que devolve a qualidade do som, imagem e também a versão do seu browser.

Após verificar que todos os componentes estão atualizados e com a melhor qualidade possível, o orador está pronto para começar o webinar.


Critérios para um orador:

Para garantir que todos os participantes e oradores tenham a melhor experiência possível, os oradores devem verificar o seguinte:

  • Utilizar como browser o Google Chrome;

  • Utilizar um computador. Não será possível aceder ao palco por smartphone ou tablet;

  • Fechar as restantes aplicações como emails e outros browsers e programa em uso que utilizam Internet;

  • Fazer o teste de conectividade para verificar se é preciso melhorar algo;

  • Utilizar um auricular para garantir um audio de qualidade e evitar ecos;

  • Utilizar uma rede por cabo no lugar de uma rede sem fios. Por defeito a ligações por cabo são mais potentes e estáveis do que as redes sem fios.

  • Caso a rede é sem fio, é importante disponibilizar toda a banda para o webinar, alterando os smartphones para dados móveis e desligar todos os dispositivos que competem na mesma rede;

  • Limpar cookies e cache do browser.

Encontrou a sua resposta?