O UpHill Simulate é um software de treino clínico avançado que permite ao médico de simular a sua prática clinica e devolve um feedback imediato de acordo com as melhores práticas evidenciadas.

No site da UpHill, o médico pode encontrar diversos cursos compostos por um ou mais casos. Os cursos e casos clínicos são desenvolvidos pela equipa médica da UpHill e são propriedade intelectual da empresa ou de uma instituição cliente.

Acesso aos casos clínicos

Os cursos e casos estão acessíveis a partir do site da UpHill enquanto o acesso a um curso privado é controlado pela instituição que o detém, através de um código de acesso.

No Simulate, o menu lateral mostra a lista de conteúdos disponíveis até chegar ao caso clínico do curso. Neste exemplo, o curso de Abordagem ao Doente com Sépsis é composto por 3 documentos e um caso clínico onde se fará a simulação:

Começar a simulação:

Antes de começar a simulação, o médico pode ler informações prévias sobre o caso clínico e a sua composição. Neste exemplo, é informado que a simulação é composta por 4 consultas externas pré-marcadas, espaçadas em 14 dias e poderá obter informações clinicas do paciente em registos pré-carregados.

É portanto esperado que o médico deve registar um conjunto de ações especificas para cada consulta pré-marcada. Após ler as informações prévias, o médico pode carregar no botão Seguinte para entrar no simulador .

Dentro do simulador:

Cada simulação começa com uma carta de referenciação sobre o histórico do doente, prescrições, sinais vitais e outras eventuais informações pré-carregadas importantes para o plano de ação:

Após ler o historial, o médico pode iniciar a simulação a partir do botão Iniciar Simulação.

Registar o plano de ação:

O Simulate recria o ambiente de um software clássico de registos clínicos:

No cabeçalho, encontramos os dados do paciente e os sinais vitais pré-carregados:

Todas as ações possíveis estão agrupadas em quatro categorias:

  • Registos: Neste separador, o médico pode criar vários tipos de registo como de consulta, urgência, nota de alta, resumo clínico, etc. Pode também efetuar os exames objetivos e anamnese.
  • Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT): As MCDTs estão agrupadas em 5 sub-categorias, sendo estas Imagem, Exames Cardiológicos, Laboratorial, Pesquisa Mutacional e Outros.
  • Diagnósticos: permite registar o diagnóstico correto de acordo com o catálogo ICD-10-CM
  • Prescrições: aqui poderá prescrever e suspender farmácos, requisitar intervenções, consultas e também outras monitorizações necessárias.

Como exemplo, na aba dos registos, é possível rever o histórico do doente, fazer exames objetivos, anamneses e novos registos clínicos:

Nos exames objetivos, o médico deve carregar no exame que quer para o software devolver o seu resultado:

Na cronologia, o médico pode encontrar todas as suas ações que foram registadas. Permite também o acesso rápido aos resultas das análises requisitadas:

No canto superior esquerdo da página, o médico pode consultar documentação auxiliar para resolver o caso clinico, de acordo com as melhores práticas:

Terminar a simulação:

Após registar todas as ações necessárias, o médico pode avançar na simulação para a próxima consulta ou terminá-la, caso a simulação seja apenas de um momento, como um caso de urgência. Para terminar a simulação, basta carregar no respetivo botão no canto superior esquerdo:

Pontuação e resultados:

Após o fim da simulação, o médico é direcionado para a página dos resultados, em que encontra o desempenho da sua simulação em comparação com a melhor prática evidênciada:

No cabeçalho, o médico pode encontrar a sua pontuação total e a distribuição por categoria e eventuais fases do caso clínico.


Como é atribuida a pontuação:

Cada caso clínico no UpHill Simulate está assente num protocolo de atuação clínica ou guideline que descreve o melhor tratamento possível de acordo com as mais recentes evidências médicas. A atribuição dos pontos nas ações esperadas é definida pela equipa de médicos que colaboraram para na criação do caso.

Isto significa que certas ações são consideradas mais criticas que outras com o intuito de informar e melhorar a prática clinica dos médicos.

Desempenho:

Na coluna do desempenho, o resultado da simulação é descrito em três categorias:

  • Eficácia: dá a percentagem de ações esperadas que foram realizadas na simulação. Se o médico realiza todas as ações que constam no protocolo de referência, a eficácia será de 100%;
  • Qualidade dos registos: relacionado com os registos efetuados em que certas palavras-chaves são esperadas;
  • Eficiência: calcula o ratio entre as ações realizadas que constam no protocolo de referência e as que não constam, consideradas não necessárias;

Lista de ações:

Ao descer na página dos resultados, o médico encontra a lista de todas as ações esperadas, a categoria em que se enquadra e a evidência que suporta a mesma:

Além de ser uma ferramenta de treino clínico, o Simulate permite o acesso ao profissional de saúde às mais recentres evidências e a sua direta aplicação na prática.

Discordar da ação esperada:

O Simulate é uma ferramenta pedagógica e a troca de conhecimento entre os profissionais de saúde deve ser incentivada.

Para cada ação esperada, o médico pode discordar carregando no botão 👎 para discordar com a ação.

Pode discordar pelas seguintes razões:

  • Não concorda com a ação por experiência própria;
  • Não concorda porque conhece evidência contraditória;
  • O resultado não está correto porque realizou esta ação durante a simulação.

A informação fica registada no software e a equipa da UpHill irá analisar e decidir uma eventual revisão do caso clínico.

Outcomes:

Em certos casos clínicos, existe uma segunda página de resultados que mete em evidência as ações mais importantes e o seu impacto direto na qualidade do tratamento, neste caso na taxa de mortalidade:

Fechar o curso:

Após visualizar todos os seus resultados, o médico pode fechar o curso carregando no botão do canto superior esquerdo. Um pop-up irá aparecer para pedir uma breve avaliação do curso antes de ser redirecionado de volta à página de onde entrou no curso:

Obrigado!

Encontrou a sua resposta?