Para eventos síncronos online, o Events recorre à integração com a plataforma Livestorm, especificamente desenhado para webinars. Com a Livestorm, as instituições garantem que:
- O acesso ao webinar é unico por participante inscrito;
- A percentagem individual de assistência é medida;
- O check-in é automático para quem assisitiu a uma percentagem do webinar, definida pela instituição;
- Os questionários são enviados a todos os incritos no fim do evento.
Os requisitos para configurar um webinar com um evento são:
- A instituição ter uma conta ativa na Livestorm;
- A integração Livestorm estar ativada na página Events da instituição;
- O webinar e o evento ambos criados nas respetivas plataformas.
Nota: para ativar a integração Livestorm com uma página Events, por favor entre em contacto com a nossa equipa de suporte 😉
Configurar um evento com um webinar:
Consideremos um evento simples e pontual online, que vai se realizar na plataforma Livestorm. Após a criação do evento e da sessão webinar, o próximo passo é establecer a ligação entre ambos:
- Na secção Integrações, na integração Livestorm, carregue no botão Aceder;
- Procure o evento que quer configurar e carregue no ícone da câmara:
- Escolha a atividade que quer configurar e carregue no respetivo botão:
- Dentro da configuração, é pedido os IDs do webinar, da sessão do webinar e a percentagem minima de visualização para emitir os certificados dos participantes:
Na Livestorm, os webinars podem ter uma ou várias sessões marcadas e é preciso configurar o evento ao nível da sessão. Podemos obter os IDs da seguinte forma:
- No Dashboard da Livestorm, carregue no webinar que quer integrar:
- Dentro do Dashboard do webinar, selecione a sessão que quer integrar e carregue em View registrants;
- No URL, podemos retirar os IDs do webinar e da sessão. Entre "event-type/" e o ponto de interrogação, a sequencia alfanumérica corresponde ao ID do webinar. Copie e cole no respetivo campo na página do Events:
- A partir de " s= ..." até ao fim do URL, a sequência alfanumérica corresponde ao ID da sessão. Copie e cole no respetivo campo na página do Events:
- Após colar os IDs nos respetivos campos e definir a ercentagem minima de assistência, carregue no botão Guardar e a configuração está finalizada:
Após configuração, a página do evento ganha uma ligeira modificação que informa os participantes que o evento é um webinar:
Notas:
Após configuração, todos os participantes que irão se inscrever (e após pagamento) irão migrar automaticamente para o webinar da Livestrom e receberão os respetivos emails de acesso. Para saber mais sobre o ponto de vista do partipante, consulte o artigo Inscrever num webinar: o ponto de vista do formando 😉
No entanto, se a configuração do evento com um webinar é feito após a abertura das inscrições, a instituiçao terá de migrar os participantes já inscritos com uma etapa suplementar:
- Na secção Integrações, na integração Livestorm, carregue no botão Aceder. Quando um evento está configurado, aparece um novo ícone que abre uma página com os participantes do evento.
- Os participantes inscritos antes da configuração e que, portanto, não foram migrados para o webinar terão uma cruz ao lado:
- Carregue em "Enviar convites para todos" para migrar todos os participantes inscritos para o webinar ou carregue na cruz para convidar de forma individual.
Após o convite, os participantes terão um tique verde que confirma a sua migração.
Dica: após cada configuração ou convite de vários participantes, verifique e compare o número de registados no webinar com o número de inscritos no evento😊
Eliminar a integração
A integração pode ser revertida deixando apenas um espaço em branco nos campos da sessão e do webinar e carregar no botão Guardar: