Jornadas clínicas UpHill - Perguntas frequentes
António Lobo Antunes avatar
Escrito por António Lobo Antunes
Atualizado há mais de uma semana

O que são as jornadas clínicas da UpHill?

As jornadas clínicas UpHill são representações de protocolos ou guidelines desenvolvidas pela UpHill que mimetizam o raciocínio subjacente ao acompanhamento dos doentes e decompõem a jornada clínica passo-a-passo, num formato digital e interativo. Desta forma, os algoritmos suportam as decisões tomadas pelos profissionais de saúde com base na evidência científica mais relevante para cada ponto crítico e permitem-lhes saber o que fazer a cada momento da jornada.

Em que circunstância os algoritmos podem ser utilizados?

Os Algoritmos UpHill podem ser utilizados em dois contextos maiores:

  • Consulta (o principal): a interatividade dos algoritmos permite ao profissional de saúde de acompanhar todo o processo na presença do doente e ter este suporte no momento da decisão;

  • Atualização clínica: os algoritmos UpHill permitem-lhe rever e comparar a sua prática actual com as recomendações que a evidência científica propõe.

Quais são as diferenças entre um diagrama "clássico" e uma jornada clínica UpHill?

O Algoritmo UpHill permite, além da representação gráfica das acções e decisões que devem ser percorridas pelos profissionais de saúde, atingir maior detalhe e personalização da jornada do doente na gestão da sua doença.

O formato digital e interativo facilita o acesso a diferentes camadas de informação permitindo a utilização de um protocolo em contexto de consulta.

São protocolos locais ou guidelines?

A UpHill disponibiliza gratuitamente aos seus utilizadores guidelines de diversas patologias que são acessíveis através da sua página.

No entanto, trabalhamos em conjunto com as nossas instituições-clientes de forma a criar jornadas UpHill que resultam de um equilíbrio entre informação baseada nas melhores guidelines sobre cada patologia e uma personalização da jornada do doente nas instituições. Desta forma, garantimos que cada decisão é fundamentada pela melhor evidência científica bem como adaptada de forma a garantir a adequação e respeito pelos circuitos e recursos de cada instituição-cliente.

Os conteúdos de cada instituição podem ser disponibilizados através da respetiva página dentro da plataforma UpHill.

Quem cria as jornadas clínicas da página UpHill? Como posso contribuir?

Na UpHill, usamos uma notação própria que tenta captar e retratar a jornada do doente nas suas acções e decisões mais críticas e asseguramos a renovação e actualização de conteúdos. Sabemos no entanto que a Ciência é um processo contínuo de aprendizagem pelo que caso identifique alguma alteração ou correcção que deva ser feita ao nosso conteúdo, ou se quiser, juntar-se a nós na elaboração de conteúdo, poderá explorar as vagas disponíveis aqui ou entrar em contacto com o nosso suporte.

Isto respondeu à sua pergunta?